Grupo Teatral Menestrel Faze-Dô. Teatro de Rua, cultura, criatividade e alegria.

BULHA DOS ASSOMBROS
Olá lindas amizades. Bom, como meu blog também é cultura, venho hoje aqui fazer um longo post sobre teatro de rua e cultura, além de falar sobre o Grupo Teatral Menestrel Faze-Dô.

O teatro de rua é uma manifestação cultural que existe há séculos, e é muito interessante. Quem tem a oportunidade de assistir aos espetáculos de grupos teatrais que se apresentam nas ruas, não percam a oportunidade, pois é um momento único, onde a criatividade e alegria dos atores contagiam a todos que ali estão.  Geralmente, estes espetáculos são gratuitos para a população, pois, eles contam com a parceria de órgãos governamentais e culturais.
 

E um dos grupos teatrais que tive a oportunidade de assistir ao espetáculo foi do Grupo Teatral Menestrel Faze-Dô de Lages/SC. Que por sinal fizerem uma brilhante apresentação na Praça aqui da minha cidade.  

BULHA DOS ASSOMBROS
Leve esta assombrosa alegria para sua cidade também. =D
BULHA DOS ASSOMBROS
Segue um pequeno texto retirado do próprio site do Grupo de Teatro Menestrel Faze-Dô, comentando um pouco sobre como surgiu o grupo:
 
“O Grupo de Teatro Menestrel Faze-Dô foi fundado em 1993 como um  Centro de Pesquisas Teatrais. Desde então vem trabalhando no desenvolvimento de  uma linguagem própria e da construção de  uma  didática para o ator popular.
 
Firma-se como uma associação de artistas que buscam através de suas montagens com teatro de rua e teatro de formas animadas, pesquisar e registrar a cultura popular serrana, trabalhando com elementos que formam a identidade cultural do povo serrano, como a oralidade, o imaginário popular e a religiosidade cabocla. Ao mesmo tempo desenvolvendo um trabalho de apresentações e oficinas  junto a comunidade com  espetáculos e performances didáticas sobre educação e questões sociais.
 
O Grupo Menestrel Faze-Dô tem apresentado seus espetáculos em eventos e festivais por todo o país, em cidades de grande, médio e pequeno porte, em localidades rurais e compreende que o artista de teatro deve ser um agente cultural promovendo o acesso da comunidade a arte, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população.” Escrito por Marcio. Sáb, 18 de Setembro de 2010 15:40
 
Neste sábado dia 29/01/2011, teve apresentação teatral aqui em minha cidade, onde o Grupo de Teatro Menestrel Faze-Dô, se apresentou no teatro de rua com um espetáculo mega divertido, onde desde crianças a adultos riram muito durante toda a apresentação. O espetáculo foi Bulha dos Assombros - Teatro de Rua Com Bonecos Gigantes.      
Atores com seus bonecos gigantes e cenário.
BULHA DOS ASSOMBROS
BULHA DOS ASSOMBROS
Nesta apresentação tem a velha feiticeira, o velho Idino, o Florêncio (este é super engraçado), a Terezinha, tem o Coronel (o anel dele é um luxo só) rs, o Lobisomem, Mandoruvá, Coruja (super fofa), Morcegos e o boitatá. Os que eu mais gostei foi, o vovô e a vovó, o Florêncio, e a corujinha, mas todos os personagens são hiper engraçados. E o legal é que eles interagem com o público.    
 
Sinopse – Brulha dos Assombros – Teatro de Rua com Bonecos Gigantes.     
“Cai à noite no cemitério
Aqui o morrer do dia sempre deu lugar ao sobrenatural,
Hora das almas penadas saírem fazer tremer e arrepiar os vivos,
Do homem amaldiçoado se esconder para em lobisomem se transformar
De a velha feiticeira juntar seus ingredientes e realizar seus despachos
Do boitatá risca o céu com seu fogo azul lego.”
 
O vovô e a vovó e o upa lê lê rs. =D
“As assombrações povoam as noites frias
com suas as histórias que só se vêem
depois que se fecha os olhos pra coisas deste mundo .
Com tanta assombração que faz bulha por aí,
não tem como a gente faze que não ouve e que não vê.”
 
“Espetáculo baseado no imaginário popular da Serra Catarinense.”
 
“Aqui as histórias de assombração são tratadas de forma cômica promovendo uma alegre interação com o público e sendo um excelente divertimento para toda a família.”
 
 
Então aqui vocês puderam ver a sinopse deste belo espetáculo, que mais uma vez eu friso que valeu muito a pena assistir.
 
Como é comentado na ultima frase acima, é história de assombração, por se passar em um cemitério, mas eles abordam isso de uma forma super divertida, ou seja, acaba sendo uma assombração hiper divertida rs, e é para toda a família, sem exceção. 
 
Desenho de Marcos Rodrigues
 
Havia crianças assistindo o espetáculo e eu não vi nenhuma chorar por medo, até eu que não fã destas coisas me diverti muito rs. =D Tanto que, eu estava vendo o material que me foi cedido pelo Camilo, que faz parte do grupo e trabalha na parte de produção. E neste material esta escrito que o espetáculo tem duração de 50 minutos, mas o espetáculo é tão bom que pareceu ter duração de umas duas horas, sinceramente. Pois é uma comédia indicadas para todas as idades.
 
Bom pessoal aqui esta um pouco sobre o Grupo Menestrel Faze-Dô. Acessem o site e dêem esta sugestão aos responsáveis pelos eventos culturais ai da sua cidade.
 
E é isso lindas amizades daqui pra frente vou comentar muito aqui no blog sobre eles =)
 
Confiram mais algumas imagens e fotos que foram gentilmente cedidas pelo Camilo que faz parte do grupo.
 
Algumas fazes da apresentação:
 
O vovô e a vovó são super divertidos. Adorei! =D
Olha o biquinho da vovó que chique! =D
Olha lá a corujinha que fofa. =D
Este gaucho é um charme, faltou as esporas na bota rs. Olha o anel do falecido que luxo, é di ouro e rubi. =D
Olha o lobo mau, lobo mauuuuuuuuuuu, e a cabeça da nona rs =D
BULHA DOS ASSOMBROS
Aqui como não pode faltar lógico, os brilhantes e competentissimos atores que fazem um belissimo espetaculo.
Para contato clica aqui: Menestrel Faze-Dô
O.B.S.: Todas as imagens e fotos foram gentilmente sedidas por Camilo que trabalha com o grupo na parte de produção, bem como os textos que estão em cor lavanda e entre aspas.
Os demais textos e legendas são de minha autoria.

3 comentários:

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget