Design de joias e acessórios - por Dri Designer



Sou Adriana Zancanaro. Designer, Colunista Rmm, atuante na área de design de joias e acessórios e estarei postando matérias referentes a essa minha área. Será a oportunidade que precisava para retomar a profissão.

As novas matérias sobre design, moda, joias e acessórios se apresentarão na coluna Moda e Beleza  Rmm. Serão assinadas por mim, e abordarão informações e debates acerca de tudo que envolve Design, Moda... enfim, o universo da joalheria, bem como bijuterias, acessórios e culturas no que diz respeito a esses assuntos.

O objetivo promover conhecimentos e divulgar as tendências ligadas à moda e consumo, direcionadas ao setor joalheiro. Sendo assim, para iniciar, vou abordar um resumo, ou melhor, uma releitura de partes do texto do meu projeto de conclusão de curso, o famoso e temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), executado em 2007.
 
Primeiramente, vale esclarecer o diferencial entre a palavra design e designer que muitos confundem. Design é a profissão e designer somos nós, os profissionais. ;D

Sabe-se que o setor joalheiro vem crescendo a cada ano, e isso, graças à criatividade de nós, profissionais designers, e a busca constante por novos materiais e processos para a execução de joias e acessórios. Sendo que esta busca é devido à preocupação e a consciência destes para com a degradação ambiental e a amenização da mesma. Esta é também uma das razões do crescimento pela busca de materiais alternativos, o melhor aproveitamento de materiais no setor joalheiro e a conscientização do público em consumir peças raras e exclusivas de joias e acessórios.

O estudo para o meu TCC visou ter como proposta a criação e a execução de peças de joias utilizando-se matérias-primas que são descartadas nos garimpos, por meio de uma segunda seleção das pedras preciosas. Porém, podemos estender essa ideia para outros tipos de matérias-primas que podem ser reaproveitadas e/ou recicladas e utilizá-las em projetos de design de jóias, e executar a criação de belas e únicas peças.

Atualmente esta necessidade se torna mais indispensável ainda devido os problemas ambientais. Tornando assim jóias e acessórios executados com couro de tilápia, nó de pinho, pedras preciosas descartadas entre outros em acessórios de luxo e únicos.

É através de estudos e projetos deste gabarito, que o design vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável. E nós, designers brasileiros, demonstramos muito bem esta preocupação com o desenvolvimento sustentável, por meio de projetos utilizando matérias-primas descartadas, de reaproveitamento e recicladas.

Para nós tudo é passível da criação de novos projetos e produtos. Uma das nossas funções é quebrar paradigmas, dar forma ou usabilidade, a algo que, para outras pessoas não teria importância nenhuma e que transformada neste caso, em uma joia ou acessório encanta as pessoas, vindo a ser desejada tanto por mulheres quanto por homens. É por homens também, afinal criamos jóias para o público masculino também.

Projetar uma joia ou acessório com conceito, requer estudo, pesquisa, criatividade e analise dos dados e informações obtidas para ai sim iniciar o processo da criação das peças. Por isso não se deixem enganar, pois Designer é o indivíduo que realmente está cursando ou cursou Design (graduação, pós, mestrado,etc.) e que busca sempre se atualizar para desenvolver projetos interessantes e funcionais, assim como um médico para exercer legalmente a profissão tem que passar por um curso universitário, estudar muito e se especializar. Um designer para exercer legalmente a profissão também tem que passar pelo mesmo processo.

O.b.s.: Esta matéria foi feita para o site  RMM


3 comentários:

  1. ooooi amor, eu adorei seu blog, está muito linda, e os posts são demais. Estou super seguindo. e você com certeza sempre vai me ver por aqui.
    Se poder seguir o meu blog é este: http://viccastroo.blogspot.com/, ele é novo, mais fala de mts coisas. dá uma passadinha lá. Beijos ♥


    http://viccastroo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. excelente texto......http://parquetsp.com.br/piso-de-madeira/

    ResponderExcluir
  3. The meaning of beauty is the kind that gives pleasure to the faculties of the brain by conduct or attitude. An alluring youngster, a large bloom, and a mother feline dealing with her kittens are altogether instances of beauty.
    Buy all types of medicines from here-"reputable online pharmacy".

    ResponderExcluir

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget