Xanxerê em festa, comemorando seus 57 anos de emancipação político administrativa.




          Neste dia 27 de fevereiro de 2011, Xanxerê comemora seus 57 anos, é pessoal neste domingo o município esta em festa. Comemorando junto com a população que, aqui se instalou e ao longo destes 57 anos vem colaborando para o crescimento deste belo, acolhedor e empreendedor município. Podemos considerar que Xanxerê é um município que teve muitas conquistas e continua engajado em conquistar muito mais, graças às pessoas de fibra e empreendedoras que aqui residem. Podemos dizer que o município é um dos melhores para se viver e atualmente conta com uma população de mais de 41 mil habitantes.
          Aqui não temos belas praias, mas temos uma cascata lindíssima, a Cascata S. Manela que é um lugar lindo, com bela natureza e ótimo para passar um final de semana ou férias com a família. Temos uma grande Feira de renome internacional que ocorre a cada dois anos que é a FEMI – Festa Estadual do Milho, que sempre trás grandes empresas para exporem seus produtos e também shows de alta qualidade. Tanto que o município é oficialmente reconhecido como a Capital Catarinense do Milho. Tem ainda a UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina, onde possuem grande número de jovens cursando nível superior nas mais diversas áreas.


Um resumo da história de Xanxerê

          Inicialmente foi habitada por índios guaranis e kaingangs, isso até o inicio do século XX, quando alguns fazendeiros se estabeleceram na região, iniciando assim o ciclo da madeira e a criação de gado. Anos mais tarde com o deslocamento de imigrantes do Rio Grande do Sul, vieram os descendentes de italianos e de alemães. Inclusive as terras Xanxerense, já foram disputadas por Brasil e Argentina e o nosso querido país Brasil ganhou a disputa, ainda bem. =)
          Em 1859 foram criadas duas colônias militares, sendo a de Chapecó (Xapecó) e a de Chopim. Mas as instalações destas duas colônias só ocorreram mais tarde. Para isso foi designado para esta tarefa o Capitão José Bernardino Bormann, fundando assim a Colônia Militar de Chapecó em 1880, efetivando sua instalação em 1882. Este foi diretor da Colônia Militar de Chapecó, também chamada de Colônia de Xanxerê durante 17 anos, vindo a falecer mais tarde no Rio de Janeiro, ocupando o posto de Marechal.
          Em 1890 a colônia militar de Xanxerê foi extinta, e tornou-se distrito do município de Palmas, que atualmente pertence ao Paraná mas que na época pertencia a Santa Catarina também, sendo denominada de Distrito Generozópolis.
          No ano de 1916, ocorreu a intervenção do presidente da república que na época era o Dr. Wenceslau Brás, resolvendo assim a questão dos limites entre SC e PR, junto com o General Felipe Schmidt que era governador de SC e o Coronel Cavalcanti que era governador do PR.
          Por meio de uma lei estadual em 1917, SC é dividida em novos municípios, entre eles o de Chapecó, onde na ocasião foi nomeado o coronel Manoel dos Santos Marinho para exercer provisoriamente o cargo de superintendente municipal que atualmente equivale ao cargo de prefeito. Neste mesmo ano foram realizadas eleições em Passo Bormann, Xanxerê, São Domingos, Campo Êre e Barracão, todos pertencentes ao município de Chapecó, onde foi eleito o próprio coronel Manoel dos Santos Marinho que nomeou por meio de resolução no mesmo ano o Sr. José Julio Farrapo para atuar como intendente de Xanxerê.
          Em 1919 o governador Hercílio Luz transferiu a sede do município para o distrito de Xanxerê e em 1923 efetua nova mudança, desta vez para Passo Bormann. Devido a esta mudança o distrito de Xanxerê passou a ser denominado de Rui Barbosa, pertencendo a Comarca de Chapecó até final de 1929 quando teve novamente a sua denominação para Xanxerê, mas ainda pertencendo a Chapecó.
          No período da revolução de 30, foi investido na função de governador do estado o General Ptolomeu de Assis Brasil, que por suas vez, designou para prefeito de Chapecó o cidadão Nicácio Portela Diniz, que novamente instaurou a sede do município na localidade de Passo Bormann. Em 1931 com o falecimento do prefeito, assume o cargo João Candido Marinho, capitão da Força Pública do Estado, que sugeriu ao goverdor a transferência da sede para o povoado de Passo dos Índios o que aconteceu em março do mesmo ano.
          Por meio de um Decreto Lei em 1938 a sede do município deixou de ser denominada de Passo dos Índios e passou a se chamar Chapecó. Em 1943 foram criados diversos territórios no país e entre eles o do Iguaçu do qual Chapecó passou a fazer parte. Este território atingia grande parte do sudoeste do PR e a maior parte do oeste de SC. Em 1946 uma emenda constitucional reverteu aos estados de origem, as áreas que integravam aquele território e assim Xanxerê e os demais integrantes do município de Chapecó voltavam a fazer parte do território catarinense.


Emancipação, um sonho realizado.

          Inicia-se nestas terras a migração de famílias vindas de diversos lugares, sendo que a grande maioria vinda do Rio Grande do Sul, atraídos pelas riquezas naturais existentes e os vastos pinhais e matas cobertas de madeiras nobres.
          De acordo com o Censo de 1950, a área urbana da vila de Xanxerê contava com 1.311 habitantes. Ainda contava com uma das maiores populações rurais do estado, sendo 86,7%.
          Ainda de acordo com relatos, o município foi local de esconderijo de jagunços, bandoleiros e mercenários que se escondiam nas matas daqui, na intenção de fugirem das mãos da justiça.
          O tempo passou e cidadãos de bem do pequeno povoado, começaram a vislumbrar a possibilidade de fazer desta terra, um lugar onde pudesse fazer imperar a lei e a ordem, garantindo assim aqueles bravos pioneiros, um futuro melhor para suas famílias e todos que aqui chegassem. Propósito este complementado com a idéia de fazer da vila Xanxerê um município independente.
          Com firme propósito de concretizar este sonho, no dia 29 de março de 1952, se reuniram na residência do Sr. Arduino Antoniolli, pessoas ligadas às diversas correntes políticas e econômicas de Xanxerê pra darem os primeiros passos rumo a independência. E foi justamente a partir deste movimento que iniciou o nascimento de Xanxerê.
          Resumindo em 53 a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina aprovou em sessão plenária a criação do município de Xanxerê. Esta noticia se espalhou rapidamente e mobilizou grande parte da população que se deslocaram para a região central da vila, havendo ali a comemoração pela importante conquista. Sendo assim neste momento o sonho tornou-se realidade. É pessoal apartir deste momento Xanxerê tornou-se realidade e uma realidade que perdura até hoje e só tem a crescer cada vez mais.


A localização geográfica do município.

          O município tem uma localização geográfica bem interessante. Localiza-se a uma latitude 26º52'37" sul e, a uma longitude 52º24'15" oeste, estando a uma altitude de 800 metros. Sua população esta estimada em mais de 41 mil habitantes. A temperatura mínima absoluta foi de -11,6°C, registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia, em junho de 1945. Temperatura média: 26 °C. Taxa de crescimento: 3,5% ao ano.


Base Econômica

          A base da economia municipal está constituída no setor primário, principalmente no plantio de milho, soja, feijão e trigo. Destaca-se também na criação de aves, suínos, bovinos e ovinos e a apicultura, considerada fonte expressiva de renda do município. A região é muito favorável a plantações, pois, um modelo fundiário de milhares de pequenas propriedades integradas com a agroindústria, favorecem o surgimento de pequenas indústrias e empresas prestadoras de serviços, resultando em elevados níveis de produtividade. Pode-se dizer que Xanxerê é dos municípios mais desenvolvidos do Oeste catarinense e o segundo maior produtor de gado de corte do Estado.


Turismo

          Em se tratando de turismo, Xanxerê atrai inúmeros visitantes com cascatas ocultas no meio da mata, além da cultura indígena e a abundância de recursos naturais. Outro ponto turístico que vale a pena ser visitado é o Posto Indígena Xapecó, uma reserva indígena e florestal habitada por índios kaingangs, Guaranis e Xoklengs – eles confeccionam arcos, flechas, cestas e balaios, que vendem no local. O Museu de Entomologia e a Casa da Cultura Maria Rosa é outro local que não pode ficar de fora. Xanxerê é uma das maiores cidades do Oeste catarinense e conta com ótima infra-estrutura turística.


Cascata S. Manela

          Não deixe de conhecer as três cascatas do Rio Chapecozinho, na divisa do município com a reserva indígena. Apesar das corredeiras, o rio permite a travessia a pé, por ter o fundo lajeado. Visitem também à Ilha do Rio Chapecozinho, situada antes das cascatas, e à Cascata S. Manella (Salomão Manella), formada por um conjunto de três saltos com grande volume de água, em meio à mata preservada, ali existe área para camping, churrasqueiras, restaurantes, mesas, campos de futebol e sanitários. É o principal ponto de atração turística da cidade, a cascata ganhou um selo turístico da Embratur para desenvolvimento do turismo. Uma reserva ecológica que atrai muitos turistas anualmente. Durante o verão, mais de 1.000 famílias de toda a região acampam à margem do rio.


Praça Tiradentes

          É o cartão postal do centro da cidade e uma das praças mais arborizadas e harmoniosas da região, atraindo milhares de pássaros das espécies chupim e pardais todas as tardes, num raro espetáculo. Durante o verão as árvores servem de pousada também para o ciclo das andorinhas. E atualmente foi totalmente remodelada, com arquitetura moderna.


Kartódromo Jean Paulo Picinatto

          É mais uma atração para quem gosta de velocidade. Periodicamente o Automóvel Clube realiza provas locais regionais, estaduais e interestaduais, atraindo kartistas do sul do Brasil.


CTG – Espelho da tradição

          As tradições gaúchas estão presentes também na cultura do povo xanxerense, que preserva com orgulho as tradições herdadas de antepassados através de vários CTGs. O CTG Espelho da Tradição realiza anualmente o Rodeio Interestadual, além de fandangos tradicionalistas. São festas que homenageiam as etnias, demonstram a integração dos povos e a preservação dos costumes e tradições.


Transportes

          O acesso a Xanxerê é pela rodovia BR-282, para quem vem do litoral ou do oeste. Pela SC-480, para quem vem do norte. Pela SC-466, para quem vem do sul. Sendo que atualmente quem vem de Chapecó para Xanxerê, esta sendo totalmente remodelada, com estrutura moderna. Existe um aeroporto Municipal, de 760m X 45m, em obras de ampliação para 1200m X 18m e asfaltamento, estando interditado conforme NOTAM da ANAC até Outubro de 2008, data prevista para conclusão das obras.


Emissoras de Rádio e TV

          O município possui, atualmente, uma emissora afiliada a Rede Record de Televisão e mais três canais - estações retransmissoras - de emissoras que integram as principais redes de TV do Brasil. E também possui quatro emissoras de rádio: duas FM e duas AM.

          Bom pessoal aqui esta um pouquinho sobre Xanxerê, um município bom pra se morar. Abaixo segue Histórico de Xanxerê, registrado em fotos.

Emancipacionistas

1940 - O início de um municipio empreendedor.

1950
 
1957

1958

1962

1962

1970

1975

1983

1990

1994

2000

2001 - Igreja Senhor Bom Jesus e antiga Praça Tiradentes.

 2005


 Nesta foto da para visualizar a antiga praça toda arborizada.

 Cascata S. Manella



Igreja Senhor Bom Jesus - Restaurada.


Praça Tiradentes totalmente reformulada, com nova arquitetura.
















Fontes de pesquisa:  



Fotos retiradas dos sites citados a cima e do Google.
                      
E ai pessoal, gostaram? Então aqui esta um pouco sobre minha cidade. =)

Um comentário:

  1. Que imagens lindas ... Foquei com vontade de conhecer. Gostei muito do post, dá a oportunidade de conhecermos lugares sem sair de casa. Lindo dia a vc !!

    ResponderExcluir

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget